domingo, 8 de junho de 2014

2 semanas, 3 provas e 2 podiums - Por Simone Westerduim

O Post de hoje é da querida amiga Simone Westerduim, uma suuuper corredora que mora na Holanda e devora provas por aí e agora está viciada em Pódios!! rss Eu já a apelidei de Simone Foguetinho, ela voaaa!!!
E no post abaixo ela vai contar como foram as últimas semanas dela, muita intensas, cheias de provas e vitórias! Inspirador!

¨Dizem que o primeiro pódio a gente nunca esquece né? E quando eles vem logo em seguida sem dar tempo pra cair a ficha? Foi o que aconteceu comigo nas últimas semanas.
Eu estava em mais um daqueles períodos com vontade 0 de correr. Colocava o tênis no pé, fechava a porta, dava alguns passos e voltava pra casa. Não era lesão era falta de tesão. Não acredite em corredor que disser que nunca passou por essa fase. Comigo acontece todo ano e já até períodos mais longos do que só algumas semanas. Quando passa fica tudo bem, mas esses momentos sempre me fazem pensar se devo continuar correndo... dura 2 seg e depois eu já estou novamente fazendo mil planos pra minha vida de corredora.
E por falar em planos, metas, sonhos... sempre após uma prova eu penso no resultado que quero para a próxima e vou atrás disso. Eu corro a pouco mais de 2 anos e nesse meio tempo eu tracei metas ambiciosas como sair do nada para 10k em 4 meses, correr 21k em 1 ano, depois uma maratona no ano seguinte e ir melhorando meu tempo a cada prova.
Foi assim que em Outubro de 2012 eu fiz minha primeira meia com o tempo de 1h58, a TCS Amsterdam. Eu queria ficar abaixo de 2h o meu resultado nos treinos. A segunda e a terceira foram provas super diferentes, correndo a maior parte na areia da praia (já contei aqui que até hoje eu acho que foram as minhas provas mais difíceis), o meu melhor tempo havia sido Egmond em Janeiro com 1h52. Em Dezembro do ano passado eu me dei de presente de Natal a inscrição para a Maratona de Roterdã, mesmo sem nunca ter corrido mais do que 30k, e isso foi em 2013. Em 2014 eu não tinha feito nem treino com mais de 24k. Bateu aquele medo! Foi em um época que a minha saúde estava bem deteriorada, várias pessoas disseram que era para eu deixar para o ano seguinte, mas fui assim mesmo. Queria abaixo de 4h e terminei com 3h56min. Fui sem saber pace, sem treino adequado, na coragem. No fim (como eu também contei no post sobre a minha primeira maratona) eu achei que podia ter puxado mais o passo,  mas isso eu vou deixar pra fazer agora na TCS desse ano, em Outubro. Quero 3h45. A sua meta pode ser correr uma distância maior, melhorar o pace, terminar em um determinado tempo, mas acho importante que se tenha um objetivo em mente a ser trabalhado, isso ajuda também como motivação.
Na Meia Maratona de Hoorn no dia 18 de Maio a idéia era terminar abaixo de 1h49. Como eu estava vindo do período "trevas" sem correr por semanas, eu decidi não criar muita expectativa. Corri a prova com o Fábio Becker, um amigo vegano que também mora aqui na Holanda e que me presenteou com a camiseta (agora da sorte) do Força Vegana, um grupo de atletas veganos Brasileiros. O Fábio tem histórias de corridas incríveis e vai correr agora a Maratona do Ártico lá na Noruega, já correu uma prova de 10h em uma caverna na Polônia..
No dia da corrida estava fazendo um sol lindo, coisa rara aqui na Holanda. Eu sou movida a sol, se tem sol o sangue ferve, eu quero mais é que o mundo acabe em pista de corrida. Foi a primeira vez que eu tentei puxar o ritmo no começo o máximo possível e ganhar posições logo no início. Normalmente eu faço o contrario, fico em um ritmo confortável até passar a metade da prova e ai acelero o passo. Usei o Polar pra marcar o pace e decidi que não deixaria subir pra mais de 5k/min. Consegui ficar entre 4.30 e 4.50 durante a prova toda. Foi uma prova com a vista linda, com barcos a vela no Ijsselmeer (o maior lago da Holanda), me deu uma paz enorme. Quando eu finalmente cruzei a linha de chegada, uma senhorinha veio correndo atrás de mim com um papelzinho na mão: "meisje je bent de derde!" (menina, você foi a terceira colocada) e pediu pra eu aguardar no cantinho para subir ao pódium e receber o meu prémio. Fiquei sem acreditar, fui perguntar o meu tempo pra organização, já que eu esqueci de encerrar o Polar: 1h39.07seg. Havia batido o meu recorde pessoal de treinos que era de 1h39.50. Imagina a emoção, eu havia terminado simplesmente com quase 10min a menos do que planejei. Meu primeiro pódio, recebi flores, abraços, tirei fotos pro jornal da cidadezinha de Hoorn e voltei pra casa feliz da vida. Eramos 513 mulheres. Fiquei em primeiro na minha categoria 25-35 anos. A primeira colocada geral terminou em 1h35. No dia seguinte a prova, recebi o contato da organização pedindo uma conta bancária pra depositar meu prêmio. Logico que é  um valor simbólico, mas deu pra comprar um liquidificador legal aqui pra casa :).

 
 
 
 
 
 
 

A prova do final de semana seguinte, 25 de Maio foram os 10k da Royal Tem em Den Haag. Acontece aqui no meu bairro e é uma dessas provas "glamour". Eu fiz a inscrição no dia da prova pela manhã. A rota passa pelo Palácio da rainha e é uma prova que reune muitos corredores, inclusive Kenianos e atletas convidados. Ano passado eu corri na categoria business com o grupo de corrida da empresa. Fiz em 45min e não me lembro a colocação. Esse ano a minha meta eram 39min. Eu fiz vários treinos ao longo do ano com esse tempo e acreditei que seria possível... mas não foi. Eu já não faço mais competições de 10k há quase 1 ano. Eu gosto de distâncias, acho que dá mais tempo de curtir a prova. O que aconteceu foi uma muvuca sem fim, gente saindo pelo ladrão. Custei para me posicionar, não parecia o ambiente alegre e leve das últimas corridas, todo mundo rosnando um para o outro. Fiquei quietinha no meu canto e esperei a largada no fundão mesmo. Eu demorei simplesmente uns 4 min pra conseguir me desvencilhar do paredão formado por corredores praticamente andando, o que foi crucial para que eu não atingisse o tempo planejado. Terminei os 5km em 22min e ai eu já sabia que não ficaria mais abaixo de 40min. Mantive o pace por volta de 14k/h até o final e terminei com 44.11seg. Fiquei em 5o. lugar na minha categoria e 9o. no geral. Ficou aquele gostinho de que se eu tivesse conseguido fazer o tempo que planejei eu teria pego um terceiro lugar no pódium.

 


E agora um pouquinho sobre a prova de 1 de Junho, a Meia Maratona de Waterland. Essa é uma prova pequena na província de Waterland. O percusso da prova é atravessar de Monnickendam até Marken (uma ilha linda). No mesmo dia aconteceria a Meia Maratona de Brabante, que é relativamente uma prova grande. Sem dúvidas eu escolhi Waterland porque a vista era de tirar o folêgo.
Apesar do número de participantes ser pequeno, a prova é oficial e o resultado vai para o site do http://www.uitslagen.nl e pode ser usado como referência para provas que exigem tempo mínino dos participantes. A prova também tinha como único patrocinador a Runners World, uma loja de tênis de corrida, sem muita purpurina. Consegui conversar com várias pessoas antes da prova, o clima era bem legal em todos os sentidos (incluindo temperatura), comecei a reparar nos rostos conhecidos, aqueles que estão em todas as provas e a ganhar sorrisos de volta. Pra mim corrida é isso, é irmandade, saber admirar o talento, a garra o suor de quem corre. É dar um sorriso quando o outro passa, aplaudir, ajudar em um momento de dor, apreciar o trabalho dos voluntários e comemorar junto.
Assim que eu larguei usei a técnica de apertar o passo e pouco tempo depois não vi mais nenhuma outra corredora. Foi assim até o final, quando cruzamos com o grupo que ainda daria a volta no Farol da ilha e ai eu já sabia que não haviam outras mulheres na minha frente. Quando cruzei a linha de chegada vi o tempo: 1h37.14seg. Havia batido o tempo da última maratona, mantive o pace suave entre 4.10 e 4.40min, reduzi alguns segundos por km no tempo da última meia e no fim isso me rendeu o primeiro lugar no pódio feminino. Muita emoção!!! Eu estava meio cansada essa semana, não dormi direito na noite anterior mas na hora da corrida esqueci de tudo. Lembro do amigo Fabio Becker (que talvez iria correr essa Meia comigo) me dizendo que iria puxar meu tempo pra 1h35min, eu ri e disse vambora! Não deu o 1h35, mas eu tenho mais 4 meias e 1 maratona já engatilhadas, o plano é até o fim do ano chegar a esse tempo."


Simone Westerduim
@scwesterduim

Correndo na Europa
@correndonaeuropa
#correndonaeuropa

Um comentário: