segunda-feira, 2 de junho de 2014

A Meia Maratona de Luxemburgo

Dizem que geralmente coisas que aparecem sem que a gente espere costumam nos surpreender para o bem, não é? E foi exatamente o que aconteceu comigo esse final de semana.
Quinta feira da semana passada fui pra Frankfurt treinar com a minha amiga Ana Krueger @anakrueger. O treino foi excelente, ela me puxou e me incentivou e depois ainda saímos pra tomar um vinho... durante o vinho ela me convidou para passar o fim de semana em Luxemburgo. Ela, a Liana @projetolilika21k, a Clarisse @clabrazil e a Cissa @cissadonner tinham se inscrito pra correr a Meia Maratona da cidade e aproveitar pra comemorar o aniversário da Liana.
Como meu marido estava viajando, decidi ir com elas e tentar a sorte na Expo da prova pra encontrar algum Bib pra mim. No fim de semana eu tinha um treino longo de 16km pra fazer, então se eu pudesse fazer a prova seria ótimo.
Nesse meio tempo descobrimos que a prova era cheia de sobe e desce e aí com o trauma da minha última experiência em Bruxelas ( pra quem não sabe no dia 20 de Maio fui correr os 20km de Bruxelas mas quebrei no Km 7) pensei que talvez fosse melhor fazer só os 5km e deixar pra correr o longão no domingo voltando pra casa.
Saímos daqui no sábado de manhã e fomos direto para a Expo da Prova que era bem pequena, sem grandes stands de grandes marcas, algumas coisas pra vender, divulgação de provas, mas nada que chamasse a atenção.
 Fomos buscar o kit da Ana e eu fui no balcão de informações perguntar se por acaso existia algum número para qualquer uma das corridas ( No dia aconteceram a Maratona, a Meia e uma prova de 5km) e logo de cara a moça que estava no balcão me disse que não existia mais nada que estava tudo esgotado....confesso que fiquei desapontada, mas sabia que isso podia acontecer então já estava me acostumando com a ideia de apenas torcer. Mas a Ana não satisfeita com apenas uma informação perguntou pra uma outra moça que nos disse que sim, ainda haviam kits para a Meia Maratona e nos indicou um lugar para busca-lo. Chegamos a um bar na Expo e não entendemos porque haveriam inscrições a venda naquele lugar, mas logo que perguntamos entendemos!! Uma moça tinha ali 2 kits de prova de outras pessoas que provavelmente desistiram!!!
Fiquei tãooo feliz!  Comprei na hora!! E a partir daquele momento passei a me chamar Jenny rss....Esse era o nome que estava no meu número de peito!
E naquele instante decidi que ia fazer os 21 kms sim, por vários motivos:
1- Nada é por acaso, se eu consegui aquele kit é porque era pra eu correr;
2- Eu tinha um treino longo pra fazer, então faria a prova como treino e sem pressão nem pretensão alguma de tempo;
3- Acabaria com o trauma dos 20kms de Bruxelas e das subidas!!



Saímos da Expo, fomos para o Hotel, almoçamos e tivemos um tempo curto pra descansar e nos arrumarmos...as 17hs nos encontramos todos e saímos a caminho da largada.
A cidade tinha ônibus gratuitos específicos circulando para levar os corredores para a largada. Chegando lá deixamos nossas bolsas no Guarda Volumes que estava bem organizado, mas o Galpão onde ele estava localizado era muito pequeno pra quantidade de gente que estava ali, então foi um pouco tumultuado pra chegar até lá.
Como eu peguei o número de peito da "Jenny" ela estava alocada na última onda de largada, existiam 6 ondas de A a F. As meninas estavam na onda C, então nos separamos e lá fui eu pro fim da fila rs..
No fim das contas foi até legal ficar na última onda porque pude enxergar todo mundo largando e a largada foi super animada!!! Largamos ao mesmo tempo, mas em locais diferentes ( maratona e meia maratona).





E lá fomos nós, combinei comigo mesma que essa prova eu faria pra curtir! Ritmo moderado, de treino, sem forçar e apreciando o clima todo da prova.
E valeu muito a pena! A corrida realmente é nada plana, o tempo todo estávamos subindo ou descendo... No começo passamos por uma zona um pouco industrial, depois vimos muito verde e entramos em uma região residencial.
Haviam bandas e DJs em vários pontos da prova e a hidratação começou no Km5, mas acho que depois do 5o. Km ela passou a acontecer a cada 3km. Além disso, na maioria dos postos também haviam frutas (laranja e banana).
Quando entramos na região residencial foi muito divertido, passamos por várias casas lindas com famílias inteiras nos jardins fazendo churrascos bebendo e torcendo por nós, uma energia incrível..
Passamos por dentro de um parque lindo, que também tinha muita gente, mas nesse trecho o percurso ficou estreito demais, muita gente junta sem conseguir sem conseguir seguir no seu próprio ritmo.
Depois do parque chegamos ao centro da cidade! Uma das melhores partes da prova! A impressão que deu ali é que realmente a cidade toda estava em festa por conta da corrida, muita animação, gente na rua bebendo, gritando, torcendo! Ouvi várias vezes ALLEZ ALLEZ Jenny! rss ( no final já estava até acostumada a ser chamada de Jenny hehehe). E como eu realmente estava curtindo cada KM eu batia nas mãos de todas as criancinhas, vibrava com a torcida, e aplaudia cada banda que passava!
O mais legal disso tudo é que olhei muito pouco pro meu Garmin e me preocupei pouco com as subidas....
Ok...confesso que estava tensa com uma subida especificamente...pelo que olhamos da Altimetria no Km17 teríamos um belo morro pra subir e perto do 19 também ...e a subida do 17 eu já tinha visto, porque nós descemos ela no sentido contrário...:S
Enfim...cheguei ao Km 17 e lá estava ela...mas eu realmente estava muito tranquila, curtindo, encarei a encrenca de frente não parei e segui... e o que me ajudou a me distrair e me dar força pra seguir foi olhar pro outro lado da rua e ver o primeiro colocado da Maratona ali, junto comigo voando pra chegada!!! Que emocionante!!!
No Km 18 diminuí meu pace pra dar um gás no final...mas....no KM 19 outra subida...irritante, porque pelo menos nos Kms finais eu queria dar um Sprint...
Quando chegamos no Km 20 consegui apertar o passo e ai correr até entrar no espaço da LUX EXPO onde estava montada uma estrutura linda e emocionante nos aguardando...e assim fui..corri e cruzei mais uma linha de chegada...feliz da vida...já estava morrendo de saudade dessa sensação!!!



E cada dia tenho mais certeza do quanto a corrida pode nos ensinar e cada prova, cada linha de chegada cruzada pode trazer uma mensagem diferente pra nós! Ali, naquele momento tive certeza de que temos altos e baixos e só precisamos ter paciência...controlei minha ansiedade e consegui curtir cada momento e calar a boca daquela voz que ficava na minha cabeça me dizendo que eu não conseguiria!



Sobre a prova em si, alguns pontos importantes:

Pontos Positivos:

1- Prova muito Animada, com muita gente na rua torcendo e bandas;
2- Vários pontos de hidratação
3- Largada organizada
4- Organização do evento como um todo.

Pontos Negativos:
1- Pra quem quer fazer tempo não é uma boa prova...cheia de altos e baixos, com muita subida no final, tanto nos 21 quanto nos 42km;
2- Água entregue em copos e não garrafas;
3- Percurso estreito em vários trechos, éramos 10 mil pessoas, mas parecia que tinha mais gente! Logo no início uma menina caiu na minha frente por conta disso.

Mas no geral, vale super a pena! E pra mim valeu por diversos motivos, além da corrida em si foi muito divertido estar com as meninas curtir a energia da corrida e depois ainda sair pra comemorar!!




Beijos e até a próxima

Marcela
Correndo na Europa
@correndonaeuropa
#correndonaeuropa

Um comentário:

  1. Má, fiquei muito feliz por vc ter vindo conosco! Não dava pra se contentar com o primeiro não que ouvimos!
    Foi um fim de semana bom demais!!! E que venham mais corridas!!!

    ResponderExcluir