domingo, 6 de julho de 2014

A Meia Maratona de Stuttgart

Depois de correr a Maratona de Paris já tinha previsto fazer essa Meia Maratona no final de Junho pra tentar bater meu recorde pessoal e baixar meu melhor tempo nos 21kms que até agora foi 2h01 em Barcelona ( Fevereiro).
Estávamos pensando em fazer a Meia de Hamburgo que aconteceu no mesmo final de semana, mas Stuttgart é mais perto e descobrimos que algumas amigas queridas iriam estar por lá...então nos organizamos pra ir todos juntos!!!
Durante esse meio tempo entre o fim da Maratona e a preparação pra essa Meia eu já tinha percebido que provavelmente eu ainda não iria bater meu Recorde. Depois de Paris o volume de treinos caiu, eu desleixei um pouco da dieta, saímos de férias...uma série de coisas que no meio do caminho me fez ganhar um pouco de peso e baixar um pouco o Pace. Agora eu já estou no processo inverso, retomando a dieta, diminuindo o Pace aos poucos...mas pra Stuttgart realmente não daria tempo, por isso fui com o intuito de dar meu melhor pra esse momento e curtir a prova...já percebi que quando vou pra uma competição pensando apenas em ritmo e me cobrando muito a coisa na flui...e me saio pior do que deveria...

Então lá fomos nós, dia 28 de Junho pegamos um trem pra Stuttgart e chegando no Hotel encontramos as amigas @anakrueger @projetolilika21k e seus maridos! Fomos direto para a EXPO retirar nossos kits. A feira não era tão pequena, tinha Stands até que grandes com acessórios pra corrida, tênis e suplementos. A retirada dos kits foi super organizada e prática. Além do número de Peito e chip eu fui buscar uma camiseta da prova que eu paguei a parte para ter...mas me arrependi muito! Apesar de ser bonita ela era de algodão, não era DryFit, ou seja, impossível correr com ela :(

Depois disso corremos para um bar pra assistir o jogo do Brasil!!! (Brasil X Chile), encontramos a querida Rafa @pitanga_pitanguinha, também amiga do Instagram que mora no Sul da Alemanha e nós ainda não conhecíamos pessoalmente. Foi muito divertido...mesa lotada de Brasileiros sofrendo absurdamente até o jogo acabar...

Depois do jogo, cama e descanso para o dia seguinte render. Acordamos as 7 horas, tomamos café da manhã e fizemos o ritual já bem conhecido por todos os corredores. Apesar de estarmos no verão por aqui o tempo não estava muito bonito, mas a temperatura estava agradável, nem calor, nem frio...

Pegamos o metrô e partimos para a largada...pudemos usar transporte público durante todo o fim de semana na cidade sem pagar nada! Isso é um benefício que geralmente os corredores de provas têm aqui na Europa e faz toda a diferença!

O complexo onde aconteceu a Expo, a Largada e a Chegada da prova era muito bacana! Foi na Mercedez Benz Arena!  A @projetolilika21k, o marido dela @powertower007 e a Rafa @pitanga_pitanguinha fizeram a versão relay da prova ( cada um correu uma parte dos 21km) então nos encontramos com eles só no final.
Eu o Renan e a Ana @anakrueger fomos juntos para a largada que aconteceu as 9h da manhã. O Renan largou na frente e eu e a Ana juntas, eu já sabia que ela era mais rápida que eu, mas tentei acompanhá-la por um tempo. Corremos juntas por 3 kms, mas eu senti que o ritmo estava forte demais pra mim, eu com certeza quebraria se continuasse daquele jeito...nos separamos, deixei a Ana seguir no ritmo dela e eu comecei a tentar encaixar o meu...o que não foi tão fácil, justamente porque eu comecei errando...nunca deu certo pra mim forçar ritmo no começo da prova, depois fica muito mais difícil...o certo é realmente guardar energia pro final..
Como eu não fiz isso foi ficando difícil logo de cara, a partir do Km 6 onde apareceu uma subida e eu já estava um pouco cansada...E confesso que a paisagem da prova até ali também não ajudou muito não...passamos por lugares bem feios, com obras, sem nada muito bonito pra se ver...tinha gente e banda na rua, mas nada tão animado quanto várias outras provas que já corremos por aqui..
O pace já estava longe de ser o que eu queria, mas a minha missão a partir do Km 7 foi controlar a minha cabeça pra que eu não me sentisse frustrada e seguisse em frente! Foi isso o que fiz, tentei não ficar olhando o Garmin o tempo todo e segui em frente... dali pra frente a prova teve várias subidas e descidas e entramos em uma região cheia de Vinhas... acho que foi a parte mais bonita do percurso olhar do nossa lado as arvorezinhas todas enfileiradas...até me ajudou a lembrar que no final da prova eu poderia ter uma bela taça de vinho como recompensa rs...
O tempo estava nublado e com o passar dos Kms as nuvens começaram a ficar mais pesadas e escuras e a partir do Km 11 começou a garoar e muito rapidamente a garoa virou uma bela chuva!!! No começo estava bem gostoso correr na chuva...estava realmente lavando a alma, mas depois foi ficando difícil...começou a ventar, o tênis e a roupa começaram a pesar...mas segui em frente firme e forte...
E ai...quando eu pensei que nada mais pudesse acontecer e comecei a perceber que o pace tinha encaixado e eu talvez pudesse terminar a prova perto das 2h06 ( o que já estaria ótimo pra mim naquelas condições) ....perto do Km 16 comecei a sentir vontade de ir ao banheiro e isso NUNCA tinha acontecido comigo durante uma corrida, sempre tive medo disso, mas nunca de fato aconteceu...
Continuei correndo tentando me distrair, mas depois de 1 km percebi que não teria outra saída a não ser parar pra ir ao banheiro. Por sorte estávamos percorrendo o único trecho da prova que passou pelo centro da cidade, parei em um café ( sem nem perceber que eu estava molhando o estabelecimento inteiro rs). Nessa brincadeira perdi pelo menos 4 ou 5 minutos....mas voltei e continuei, tirei forças não sei de onde e corri num pace mais acelerado os últimos Kms, mesmo com uma bela subida no Km 18...
Pisei fundo no último Km e pela sétima vez cruzei a linha de chegada de uma Meia Maratona, feliz, com a sensação de missão cumprida e de quem venceu vários obstáculos pra chegar ali...mas com sangue nos olhos pra treinar e me dedicar mais e mais pra baixar esse pace e cruzar a próxima linha de chegada com um Recorde Pessoal registrado no Garmin! E é pra isso que eu vou batalhar agora!




Sobre a prova como um todo:

Pontos Positivos:

Hidratação- primeiro ponto no Km 5 e depois a cada 3 km;
Percurso com poucas subidas...não é flat, mas é relativamente tranquilo e 100% do tempo em vias largas, não afunilou e não tivemos acumulo de pessoas e tumulto;
Medalha ( aqui na Alemanha uma prova com medalha no final é bem raro);
Orgnização como um todo.

Pontos Negativos:

O Percurso não é bonito;
A prova não é tão animada quanto as outras que já fiz por aqui, a chuva também pode ter atrapalhado;
A água é em copos abertos, acho isso muito ruim, garrafinhas são muito melhores.

Eu não faria essa prova de novo, mas valeu muito ter ido...valeu cada KM, além de ter valido o fim de semana super animado com os amigos queridos. Depois da chegada nos encontramos e mesmo encharcados tiramos muitas fotos, tomamos uma cerveja (sem álcool) típica das provas Alemãs e nos divertimos muito!








E agora foco nos treinos e na dieta na busca do próximo grande objetivo!

Correndo na Europa
@correndonaeuropa
#correndonaeuropa

Um comentário:

  1. Má, apesar de todos os pesares, a prova foi ótima!!! Adorei q conseguimos novamente correr juntas! Bjs

    ResponderExcluir