domingo, 20 de julho de 2014

Midnight Sun Marathon - Por Erica Machado


Um dia desses fiz um Post no Instagram falando sobre uma prova incrível, sonho de vários corredores: A Midnight Sun Marathon - Maratona do Sol da Meia Noite, que acontece na Noruega no final de Junho. Nesse período é verão por lá e como o País fica muito no Norte alguns dias não escurecem, por isso, o Sol da Meia Noite. Logo que fiz esse post a @erikinham ( Erica Machado) fez um comentário dizendo que já estava por lá e correria a Meia Maratona! Óbvio que pedi pra ela uma relato contando tudo pra nós! Erica, parabéns pela prova e muito obrigada! :)

"Sou louca por viagem. Sou daquelas pessoas que saem de férias e durante o percurso de volta já pensa nas próximas.
Virei louca por corrida. Há dois anos, quando comecei o processo de cuidar de mim mesma, comecei a correr para colocar as ideias em ordem e driblar a ansiedade. Fazia outras atividades pela forma física; correr sempre foi para a mente. Tenho gratidão pela corrida.
Quando a gente começa a correr, um bichinho nos morde. Os primeiros 5 km são uma vitória tão grande! E quando corri os primeiros 10 km?? Meus primeiros 10 km da vida foram numa prova! Cara de pau que sou, conseguia correr 8 km e decidi me aventurar! Chorei ao cruzar a linha de chegada, foi incrível!
Um dia uma amiga me manda uma mensagem: “vamos encarar 21 km?”. Disse que sim e comecei a treinar. Treinei tanto que tive periostite (a danada da canelite) e precisei adiar o sonho. Acredito que as coisas acontecem na hora certa...
Meu marido também começou a correr. Um dia vimos numa revista de corrida que havia a Maratona do Sol da Meia Noite em Tromso, uma cidade da Noruega. Existe estreia melhor do que viajar para um lugar diferente e correr admirando o visual?
Fizemos a inscrição e começamos a treinar. Não somos um exemplo no quesito “acordar cedo”, mas o desejo de fazer bonito e correr o trajeto todo nos fez acordar para treinar. Os longões eram aos sábados com ajuda de um casal de amigos super disciplinados - mantenha sempre perto de si pessoas que te fazem ser melhor!
E lá fomos nós para Noruega! Pegamos um vôo para Oslo e no dia seguinte para Tromso. Tudo novo, aquele frio na barriga - e em todo o resto do corpo, verão só no calendário... rs -, aquela vontade de chegar e já sair correndo!
Fomos retirar o kit assim que chegamos. Foi rápido, tudo muito bem organizado. As camisetas são vendidas à parte e existem vários modelos. Claro que a gente quer TODAS, mas segurei a onda (Noruega é cara, assustadoramente cara!) e comprei uma só.
 

 
A cidade fica toda preparada para receber os corredores. O trajeto é relativamente plano, ótimo para estreantes. Sai do centro, vai até o aeroporto e volta. As pessoas ficam nas calçadas e sacadas torcendo pelos corredores, uma delícia! - imagine-se morrendo na volta; aí uma galera na sacada faz uma “ola” e não tem como não se animar!
Além da meia maratona, há também a maratona, percursos de 5 km e 10 km e a corrida Mini Coop, das crianças – demais ver os pequenos engajados no esporte e as famílias torcendo!
Na largada há um aquecimento superdivertido, com professores de ginástica, música animada e praticamente metade da população da cidade torcendo.  A largada aconteceu às 22h30min. Como é solstício de verão, o dia não escurece e nem nos damos conta que estamos correndo à noite. Infelizmente não vimos o “sol” da meia noite. Estava nublado, mas o visual foi lindo mesmo assim.
Ao longo do trajeto há pontos de hidratação a cada 5 km. Há também isotônico e bananas em alguns pontos, principalmente nos finais (parei em todos!).
 

 
Ao cruzar a linha de chegada já somos abordados e questionados se está tudo bem. Claro que cruzei a linha (de mãos dadas com meu marido) e chorei. Uma monitora veio se certificar duas vezes se eu estava mesmo chorando só de emoção (depois, ao ver a foto, entendi... mais parecia que eu estava tendo um infarto!).
O pós-prova é super animado, com música, brindes, belisquetes, bebidas, todo mundo se congratulando e se abraçando. Uma vibe incrível!
Para quem está afim de se aventurar numa viagem, curtir um visual legal e estrear numa meia maratona, recomendo! Não poderíamos ter estreado de forma melhor!  "
 

 
 
 
 
Erica Machado - @erikinham
 
Correndo na Europa
@correndonaeuropa
#correndonaeuropa

Nenhum comentário:

Postar um comentário