quarta-feira, 28 de maio de 2014

Berlin Big 25 - Por Ana Krueger


E o post de hoje é da querida e já conhecida Ana Krueger @anakrueger! Ela veio de uma fase dura lutando contra a Asma e algumas alergias, foi pra Berlin correr os Big 25 e conseguiu vencer todas as barreiras e fazer uma linda prova!
Vale a pena ler...e pelo visto essa é uma prova que merece entrar nos planos para o próximo ano!


 Berlim é uma cidade muito especial. Além de ser a capital da Alemanha e uma das cidades mais "cool" da Europa, ela também é uma das queridinhas dos corredores! Lá acontece em setembro uma das majors marathons. A maratona de Berlim é concorridíssima!

Sempre tive uma ligação muito especial e pessoal com Berlim: é a maior cidade da Alemanha, cosmopolita, dinâmica, atrevida, hippie, elegante, cult e muito democrática. Lá é onde tudo acontece: a sede do governo, as melhores exposições, Fashion Week, Festival de Cinema(Berlinale, adoro!), noite agitadíssima, Maratona... Berlim é um marco histórico na vida dos alemães. Quando ouvi a respeito desta prova e vi o percurso, quase pirei! Ela abrange uma grande parte do percurso da Maratona e passa por vários pontos históricos/turísticos da cidade. Não hesitei em me inscrever. A certeza que essa corrida seria inesquecível, veio em janeiro, quando assisti no cinema um filme alemão chamado "Sein letztes Rennen". Ele conta a história pessoal de um velhinho maratonista, que luta contra o desejo de todos e decide correr a Maratona de Berlim. É um filme lindo e emocionante. Quando vi a emoção dele chegando lá no Estádio Olímpico, tive a certeza que também queria viver esse momento.

Depois de correr 3 meias, me senti preparada pra encarar o desafio dos 25k. Como boa alemã, me inscrevi com uma boa antecedência para a prova e, segundo o planejamento, iria chegar arrebentando lá. Mas no meio do caminho sempre existem imprevistos. Fui pega por diversos pequenos problemas de saúde que juntos viraram uma bomba e foram minando meu desempenho nos treinos e comecei a ter baixas nas provas. Pra completar, fui para o Brasil e fiquei 4 semanas por lá, tentando me recuperar e acabei encontrando mais um empecilho para o treinamento: o calor intenso. Cheguei em casa mais recuperada mas, demorei muito pra pegar o ritmo de treino. Estava totalmente desmotivada pra correr. Correr em Berlim ou em qualquer outra ocasião. Tive muita vontade de desistir. Muita mesmo. Fui mesmo assim. Estaríamos em um grupo bacana: Lili(@projetolilika21k), Detlef(@powertower007) e meu marido companheiro de todas as horas(@oschatz) e, decidi ir fazer um sightseeing durante a corrida( pra quem nunca me viu correndo, aviso que sou corredora paparazzo: se vejo alguma coisa linda, espetacular, um momento Kodak, não hesito em sacar meu celular e clicar o momento!) e curtir o percurso.




 Chegamos em Berlim na sexta e, fomos surpreendidos por um frio colossal. Aproveitamos para buscar nossos kit nesse mesmo dia. A entrega foi feita na Karstadt Sports, uma loja esportiva gigante. Tudo super organizado, sem apertos, sem stress. Ainda consegui comprar uma camiseta e encomendar a gravura na medalha. Com os BIBs nas mãos, veio a seguinte preocupação: o que vestir! Óbvio que ninguém estava contando com tanto frio!
No domingo, tomamos um café da manhã reforçado e partimos em direção ao estádio Olímpico. O trem estava já estava cheio de corredores e daquela tensão pré-prova no ar.
Deixamos a sacola no guarda-volumes e começamos nossa sessão fotográfica "gazelistica". Apesar da prova contar com pouco mais de 11 mil participantes, a largada foi super tranquila e sem contratempos. Nada de apertos, de paredões, de confusão.
Berlim é simplesmente um espetáculo para provas de corridas: avenidas planas, largas e cheia de coisas bonitas para se ver. A desvantagem: venta muito naquela cidade!!!
As ruas em volta do estádio não possuem muitos atrativos e foi bom pra dar uma acelerada. No km 5 veio o primeiro posto de água e, eu me engasguei bebendo e perdi meu companheiro Detlef na massa. Logo em seguida a vista começou ficar interessante veio o portão de Charlottenburg, o Tiergarten, a Siegesäule e o famoso portão de Brandeburgo! Gente, muita emoção atravessar aquele portão!!!


O percurso seguiu em direção uma das áreas nobres da cidade(que fica na parte leste), passamos pela Unter den Linden, diversas embaixadas, Friedrichstrasse... Fomos seguindo em direção à Potsdamer Platz, com todas as novas construções e um dos meus 'favorites': a girafa de Lego no Sony Center!



Novamente veio um ponto muito chatinho da prova, uma área cheia de prédios comerciais, com poucas pessoas nas ruas. Começou a bater o cansaço. Já estava próxima do km 15. Lá, encontrei o Schatz pela segunda vez. Ele deu uma corridinha comigo por uns 300 metros, me animando e enchendo meu coração de alegria! Tomei um carbogel pra dar um pique e logo veio o terceiro ponto de abastecimento. Como era tudo muito espaçoso, não tive problemas em pegar água, não escorreguei nem trombei em ninguém, como costuma ser comum em provas grandes. O único ponto negativo: não vi isotônico em nenhum posto! E, vou confessar que fez muita falta. Segui em frente e chegamos à próxima área nobre(que fica na antiga parte ocidental) e animada da prova: Kurfürstendamm! Lá está a loja de departamentos KaDeWe, a  Kaiser Wilhelm Gedächtniskirche (uma igreja com a torre destruída durante a guerra), muitas lojas e pessoas animando o pessoal. A saída da Ku'damm era a reta final da prova. 6km até a chegada!! Eu simplesmente não acreditava no meu Garmin, estava correndo num super pace e, se me mantivesse assim, conseguiria bater meu RP na meia sub2h! Foi aí que tudo começou a andar pra trás. 2km à frente comecei a sentir muita dor no peito por conta da asma. Parei, respirei fundo, usei a bombinha e segui em frente com um pace mais alto. E, numa ponte que passava sob a Messe Berlin, minha panturrilha começou a dar sinais que eu ia ter uma cãibra das bravas. Comecei a correr mais devagar, trotei mas não resolveu: no km 20 eu estava me contorcendo de dor, tentando alongar. Parei 3 vezes pra alongar. Perdi minutos preciosos. Passei pelo relógio da meia 2:04:11. Ainda não foi desta vez. Sabia que o fim estava próximo. Entramos numa descida e lá no fim já dava pra ver o símbolo olímpico: o coração começou a bater mais forte e comecei a lutar contra as lágrimas. Demos uma volta de quase 2km até chegar ao túnel que leva ao estádio. Ao entrar nesse túnel, já dava pra ouvir a banda de percussão e o burburinho do estádio. Eu estava toda arrepiada! Não dá pra descrever em palavras a energia daquele lugar gente!!! Ao sair naquela pista azul e ver o público gritando, a alegria dos corredores no telão, a faixa de chegada(Ziel) não consegui mais me segurar. Saiu meu sorriso mais sincero, minhas lágrimas de emoção. Eu consegui! 25 km!!!



Não estava nas minhas melhores condições físicas ou psicológicas, travei muitas batalhas contra o fantasma da desistência durante os treinos, lutei contra a falta de ar, o frio, a cãibra. Minha cabeça voltou a funcionar. O prazer de correr voltou. Eu não quero competir com ninguém, ou ser melhor que alguém. Quero poder me divertir, sentir a energia e o apoio daqueles que como eu, encontram um tempinho pra treinar nas horas de lazer, tem prazer de correr, te dão  um sorriso, um olhar, uma palavra motivante, um tapinha nas costas nos momentos mais lentos ou de dor.
Berlim, sua linda, mais uma vez você me surpreendeu!"



 

 
Beijos
Ana Krueger
@anakrueger

Correndo Na Europa
@correndonaeuropa
#correndonaeuropa

2 comentários:

  1. Olá

    Algum site bacana para pesquisar corridas pela europa?? (22 de agosto a 8 de setembro)
    Tks!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, dei umas idéias pra vc lá no IG mas, vc pode procurar por provas no site do correr pelo mindo(português), run me(alemão) ou do da runners!
      Boa sorte!

      Excluir