domingo, 26 de janeiro de 2014

Correr no Frio vale cada passada! Mais dicas sobre a corrida em baixas temperaturas - ANA KRUEGER

Hoje quem está passando por aqui é a querida Ana Krueger! Ela fez um texto bem bacana falando sobre como é treinar corrida na rua nas baixas temperaturas que temos aqui na Europa com dicas de aquecimento, hidratação, respiração e etc!
Pra quem vai vir pra cá correr alguma prova no frio o treinar por aqui vale muito a pena ler essas dicas!

"Correr no inverno vale cada passada!

 Correr na chuva, neve ou no escuro? Um verdadeiro desafio pra quem mora no hemisfério norte no inverno.
Eu particularmente amo essa estação pra correr. Eu tenho uma alergia super forte ao pólen e, os meses de primavera e verão são um verdadeiro martírio para meu sistema respiratório. Muito espirro, nariz escorrendo, olhos vermelhos irritados e algumas crises de asma me fazem amar correr no inverno apesar das baixas temperaturas.

Depois de duas temporadas de treinamento intenso no inverno, colecionei algumas dicas que vou passar aqui pra vocês:

- Corridas leves a baixas temperaturas são extremamente agradáveis, especialmente logo após de nevar. Fazer sua própria trilha, deixando um rastro na neve, ouvindo o baulho das próprias pisadas é muito gostoso! Abaixo de -10 graus não é aconselhável fazer nenhum tipo de treino extenuante porque pode causar danos a saúde. nesses dias procuro correr num local fechado ou na academia.

- Praticar exercícios de aquecimento num local interior. Estes exercícios permitem aumentar progressivamente a temperatura do corpo e o calor muscular. Asseguram uma melhor flexibilidade das articulações e facilitam a coordenação dos movimentos. Logo nas primeiras passadas, os músculos dos membros inferiores trabalharão de forma mais harmoniosa e com maior facilidade

- O vestuário também é de extrema importância! A Marcela escreveu no Post Correndo no Frio - Como se Vestir? os equipamentos e os tipos de roupa, vale a pena passar lá pra dar uma olhada nas dicas! O importante é realmente usar diversas camadas de roupas preferencialmente com tecidos Dry-fit, proteger as extremidades porque perdemos muito calor pelas mãos, pés, cabeça e orelhas. Existem algumas regrinhas para se proteger contra o frio. Eu me utilizo normalmente de duas: me visto como se estivesse 10 graus a mais que a temperatura externa e, quando saio de casa tenho que sentir um "friozinho" que passa logo depois do aquecimento.

- Para os dias de chuva e vento, visto uma jaqueta impermeável especial bem colorida e por baixo me visto com roupas mais leves porque a jaqueta "prende" muito o calor além de vestir os refletores para ficar bem "visível" para os carros, bicicletas e outros corredores. Segurança acima de tudo!

 
( Nas fotos exemplos de refletores pra correr a noite - as Lâmpadas ou opções de roupas/coletes fluorescentes)

- Apesar de ser uma super fã de roupas coloridas, eu opto por vestuário escuro durante o dia.  As cores escuras absorvem os raios solares que estão sempre presentes apesar das nuvens e do frio ambiente. Durante os treinos, use um equipamento de corrida escuro, sempre dotado de bandas refletoras (corta-vento, colete sem mangas...). Mesmo que os raios solares sejam menos quentes que no verão, a produção de calor emitida pelas fibras do vestuário não deve ser negligenciada, sobre com frio intenso.

- A hidratação também é de extrema importância! Temos impressão que suamos menos que durante o calor, o que não é verdade. As regras são as mesmas: pequenos goles de água a cada trinta minutos, após 1h de treino valem bebidas isotônicas ou carbogel(em treinos longos) e muita água após o treino!!!

- O vento também é uma constante. Procure correr contra o vento no começo  da corrida, se deixar para o final da corrida, você vai correr todo suado contra o vento frio além de já estar desgastado e com menos energia.

- Inspire pelo nariz! Expire pela boca! Em caso de frio intenso e vento, é preferível inspirar pelo nariz e expirar pela boca para aquecer o ar frio antes que este penetre nos bronquíolos pulmonares. Este processo deve ser evitado em caso de esforço intenso. Caso esteja muito frio e vc não consiga mais fazer a respiração nasal, use um lenço fino ou uma balaclava pra aquecer o ar.

- Conheça os sintomas iniciais de hipotermia; uma sensação de desorientação, perda da coordenação das mãos, fala confusa e dificuldade de caminhar. Se você estiver tremendo, procure logo um lugar quente.

- Remova a roupa molhada o quanto antes, pois ela aumenta o risco de algum problema provocado pelo frio.

- Use protetor solar e labial no inverno.

 - Por conta das baixas temperaturas, você pode tornar-se uma vítima de frequentes resfriados. Capriche na alimentação, ingerindo muitos alimentos frescos e cheios de vitaminas para fortalecer o sistema imunológico e não descuide do vestuário!

- A solidão durante kilômetros nos meses de inverno pode ser uma constante na sua vida de Corredor Hardcore, se você não curte isso, combine com um amigo/amiga ou participe de um grupo de corridas pra não desanimar!

- Os tênis também precisam de cuidados especiais: depois de uma corrida na chuva ou na neve, limpar os tênis com um pano, tirar as palmilhas internas e colocar jornal no inteiro para secar a umidade mais rápido.

Bora correr!!!!!!




Beijos

Ana Krueger

Correndo na Europa
@correndonaeuropa
#correndonaeuropa

Um comentário:

  1. Que post legal Ana. Eu ainda estou aprendendo a me vestir, mas não posso abusar. depois que descobri a causa do meu panico com frio.
    E realmente uma epoca do ano meio improdutiva pra mim. Treino na esteira, alguns dias treino lá fora mas o rendimento cai bastante. Acho que com o passar dos anos eu vou me adaptando. Meu marido também tem alergia logo que chega a primavera, uma tortura pra ele.

    Beijao

    ResponderExcluir