segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Por que escolher a Maratona de Amsterdam? - POST ESPECIAL - BETONCIUS

Conheci o Beto ou Betoncius (como é conhecido pela maioria) há uns 4 anos atrás e ele era outra pessoa...quem acompanha ele no Instagram sabe que a corrida transformou a vida dele...ele perdeu mais de 30 Kg e hoje é um super corredor, com um pace invejável. Ele já fez 2 Maratonas: Amsterdam e Buenos Aires e esse ano está se preparando pra fazer a Maratona do Rio de Janeiro em Julho.

Essa foto mostra a evolução e o processo de mudança pelo qual o Beto passou, em cada foto a primeira prova dele em cada uma das distâncias!

Como a primeira Maratona dele foi em Amsterdam pedi pra ele contar pra nós um pouco da experiência dele, o que ele achou da Prova: O percurso, a organização, a Expo, além de claro...falar um pouco mais sobre a experiência da Primeira Maratona que é algo inesquecível!

" Escolher qual será a sua primeira maratona não é uma tarefa fácil. Além de se preocupar com os 42K, ainda temos que pensar num local que torna o trajeto menos difícil e mais recompensador.
Partindo desse princípio e da minha agenda de férias que seria no segundo semestre, escolhi Amsterdã para a minha estreia em maratonas.
Amsterdã além de ser extremamente acolhedora com os turistas, possui diversos locais pra passeio e ótimas comidas. Após meses de treinamento e muito frio na barriga, embarquei pro meu destino em Outubro de 2012. 
Cheguei na sexta-feira anterior a prova e logo parti para a feira para a retirada do Kit. A feira fica num anexo do estádio Olimpico, onde ocorre a largada. Se comparada com as grandes maratonas como as de Paris, NY e Chicago a feira é bem pequena. Ali conseguíamos comprar roupas, tênis e acessórios da Mizuno (patrocinadora do evento), relógios, suplementos e acessórios de outras marcas. Não se gasta mais de 30 minutos pra visitar a feira toda.
Na retirada do Kit, as pessoas do evento foram super solícitas e ficaram bem empolgadas ao saberem que eu havia vindo do “longínquo” Brasil. Kit na mão, hora de voltar pro hotel e descansar do voo.
No sábado, dei um trote leve pela manhã (5Km) e dei uma passeada bem tranquila pela cidade. Nada muito extenso pra não me desgastar. Almoço e jantar de massas pra armazenar carboidrato pra prova.
No dia da prova a temperatura beirava os 7 graus no horário da largada. Ideal pra correr e ideal pra longas distâncias. A largada dessa maratona (assim como nas maratonas da Europa e EUA) é feita em ondas. Largamos de dentro do estádio olímpico, muitas famílias presentes (cerca de 3 mil pessoas) e saímos em direção a cidade. Passando por dentro do Vondelpark, famoso parque de Amsterdã que é tido como o nosso Ibirapuera. A maioria dos corredores da cidade correm por lá. Passamos pelo Rijksmuseum, famoso museu que atualmente está com as obras de Van Gogh. Lá pelo KM 15 chega a parte mais complicada e menos divertida da prova. Demos a volta em um lago, numa parte mais afastada da cidade, onde ventava muito e não tinha muita gente na rua. Aliás, se você vai pra Amsterdã esperando público, esqueça. Apesar de ter gente na rua (muito mais que nas provas brasileiras) não chega nem aos pés de provas em Paris e NY. Mas todos os que ali estavam, estavam super animados e entretidos com a prova.
Nesta parte do lago é possível ver vários moinhos de vento, característicos da cidade. Após contornar o lago, lá pelo KM 27, voltamos pra dentro da cidade por uma grande avenida, onde o público já é maior. Seguindo assim pela cidade, entrando pelo Vondelpark e terminando a prova novamente no estádio Olimpico.
A hidratação da prova é boa (água, isotônico, frutas, esponjas) mas por mais que os postos sejam bem distribuídos, muitos deles ficam em pontos bem estreitos, o que faz com que você praticamente não tenha opção de não caminhar em alguns pontos, mesmo que por poucos segundos. Acredito que esse seja o único ponto a melhorar na prova.
Se você busca uma prova para estrear em maratonas e, quer passear e se divertir, Amsterdã é uma boa pedida. Organizada como toda prova europeia, bonita e com público (mesmo que pequeno) super animado. Depois de terminar a prova, você está liberado para comer as deliciosas batatas com recheio de catupiry, os waffles com caramelo e passear pelos coffee-shops!

Boa prova!''



Beto
@betoncius


Fica a dica pra quem quer correr uma Maratona aqui na Europa no segundo semestre!!!

Correndo na Europa
@correndonaeuropa
#correndonaeuropa

2 comentários:

  1. Que legal. Amsterdam foi minha primeira prova oficial meia maratona, esse ano volto pra 42k. Parabéns pro Beto

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pro Beto! Eu também participei de Amsterdam, mas correndo a meia. Eu não gostei muito do percurso da prova. Achei em muitos pontos estreito, de difícil ultrapassagem. Legal q vc curtiu Beto!

    ResponderExcluir