segunda-feira, 10 de março de 2014

Meia Maratona de Paris - por Ana Krueger

Quer correr em Paris? Existem ótimas provas ao longo do ano: A Maratona em Abril, a Prova Paris Versalles em Setembro, os 20 km de Paris em Outubro e a primeira delas é a Meia Maratona, conhecida como Semi de Paris. A Ana Krueger e a Liana ( Amigas queridas, Brasileiras loucas por corrida e que também moram na Alemanha) correram a prova. Abaixo o relato da Ana com dicas e detalhes sobre a corrida que pelo visto é muito bacana e bem organizada!
E ainda essa semana vou postar também o relato da Liana com a visão dela sobre a corrida!


"A Semi de Paris é um dos primeiros highlights parisienses do ano. Ela começa e termina em frente ao Château de Vincennes e passa por pontos turísticos como  Bastille, Hotel de Ville(prefeitura) e famosíssima catedral de Montmatre. Esse ano bateu um dos seus recordes, com 39.912 participantes!!!!
 As inscrições começam em setembro no site http://www.semideparis.com/ . O site é bem informativo, com versões em francês e inglês. Com a inscrição feita e confirmada, 10 dias antes da meia começa a countdown oficial. Diariamente vc recebe um e-mail com informações sobre a corrida, o percurso, o q vestir... Dicas valiosíssimas, especialmente para quem está correndo pela primeira vez.

 Eu fui pra Paris com a minha amiga Liana(Gazela Lili para os íntimos - @projetolilika21k) e aproveitamos um pouco da vida parisiense antes e depois da corrida=). Chegamos na sexta à noite para buscar nossos BIBs no sábado pela manhã, evitando assim as grandes filas e tumultos. Para nossa tristeza, a previsão do tempo  parecia se confirmar e a manhã de sábado foi fria, cinzenta e com uma garoa chata de vez em quando.



Fomos de metro até o Parc Floral (linha 1-amarela até o Château de Vincennes) e de lá caminhamos uns 8 minutos até a Expo. A Adidas, patrocinadora oficial, estava já na porta do Parc fazendo fotos dos participantes e publicando direto no Facebook!



Como chegamos relativamente cedo(10hs), praticamente não pegamos filas. Tudo estava extremamente bem sinalizado. A primeira parada foi o stand de entrega dos atestados médicos. Isso é um ponto muito importante: para participar de qualquer corrida na França, vc precisa apresentar um atestado médico com data menor que um ano a data da prova, em francês ou inglês, comprovando que você está apto a participar da prova. A maior parte dos organizadores oferece um modelo no site. E, não adiante: sem atestado válido, sem BIB, sem participação! Depois de carimbada a sua convocação(que foi enviada e impressa antecipadamente com seu número), é só pegar o BIB, o kit do corredor, a camisetas curtir a expo!




A expo foi pequena, cheia de stands com organizadores para outras corridas francesas mas, aqui e acolá um stand com produtos interessantes.  Além da famosa parede para fotos, claaaaro!!!

No dia da corrida, tomamos nosso café da manhã parisiense(com croissants, naturalmente!) e pegamos nosso metro com 1h30m de antecedência. Mesmo tão cedo, já dava pra ver o movimento dos corredores pela cidade. E gente, mesmo indo tão cedo, o metro já estava uma loucura de cheio! Imagino que o pessoal que deixou pra ultima hora passou um aperto danado.



 São Pedro não nos decepcionou: mandou um sol lindo para nos acompanhar nesses 21,1km! Continuava frio(uns 8 graus +/-) mas o sol deu um super animo ao dia.
Já na frente do Chateau, pudemos deixar nossas sacolas devidamente numeradas e, demos de cara com um dos pontos mais negativos da prova: o reduzido número de toaletes. Ficamos esperando 25 minutos para usar um dos 15 banheiros químicos para quase 40 mil pessoas. Uma tortura!!




A largada foi super bem organizada, separada por blocos e com controle forte, no estilo "cara-crachá". O percurso relativamente largo, bem sinalizado e sempre com muita gente pra torcer!
 Eu não encontrei no site e não me preocupei em procurar antes a altimetria do percurso, o que no dia da prova se mostrou um erro da minha parte. O pessoal falou de algumas subidas mas, mal eu sabia que eles me contaram onde terminava a subida e não onde começavam! Logo no km 8 veio a primeira forte,  entre o km 10 e 11(bem onde se encontrava um dos postos de hidratação!) e depois a maior no km16. Acho q nunca mais apronto uma dessas comigo, acabou quebrando meu planejamento e prejudicou minha performance.




 Os postos de água foram super bem sinalizados mas, teve alguns pontos bons e fracos: a água foi distribuída em garrafinhas(o q era ótimo pq não precisávamos parar pra beber) mas no final dos postos de distribuição o percurso ficou estreito e extremamente liso, o q dificultava correr. No km 10 os postos de hidratação foram montados bem no meio da subida, o que eu achei pavoroso: correr na subida, com um copo de isotônico e com medo de escorregar - o fim! =)
O ponto mais positivo da prova inteira foi a torcida!! Sempre tinha muita gente, bandas a cada km, mesmo nos pontos afastados do centro. Os franceses são apaixonantes com suas palmas e seus "Allez, Allez"! Em alguns pontos da prova, fui motivada pelos próprios participantes com muitas palavras, gestos e sorrisos. Um amor puro!
 Depois de muitos sorrisos chegando no Finish, foi só a alegria de pegar a capa, medalhas, frutas(muita quantidade e variedade!), água/isotonico e comemorar!!"





Ana Krueger @anakrueger

Correndo na Europa
#correndonaeuropa
@correndonaeuropa

4 comentários:

  1. Adoro nossa foto vestida de saco de lixo chique da #semiparis

    ResponderExcluir
  2. Estilo, luxo e glamour darling!! We rocked Paris, babe!! ;-)

    ResponderExcluir
  3. Olá, estou inscrito na 10Km agor em outubro no Centro Paris.
    Gostaria de saber se o atestado tem que ser assinado e carimbado por um médico da França ou posso fazer isso no Brasil ?
    Obrigado
    Flavio

    ResponderExcluir
  4. Olá, estou inscrito na 10Km agor em outubro no Centro Paris.
    Gostaria de saber se o atestado tem que ser assinado e carimbado por um médico da França ou posso fazer isso no Brasil ?
    Obrigado
    Flavio

    ResponderExcluir