domingo, 25 de maio de 2014

Os 20 Km de Bruxelas - Por Renan Rosa

E o post de hoje é muito especial!  É um post escrito pelo meu marido querido, que há 5 meses atrás se dizia "sem paciência para a corrida"...
Em Janeiro deste ano ele decidiu começar a treinar pra fazer a Meia Maratona de Barcelona comigo, o que foi ótimo! Passei a ter companhia nos longões pré Maratona!
Ele não só arrasou na Meia de Barça como foi picado pelo bichinho da corrida e agora arrasa nas pistas e está voando!!!
Hoje ele fala sobre os 20km de Bruxelas e o exemplo de garra e dedicação que ele deu pra terminar essa prova!!!

¨Nos inscrevemos pra correr os 20 km de Bruxelas porque por coincidência estaríamos na Bélgica no dia da prova. Fomos encontrar um casal de amigos brasileiros em Amsterdam e fizemos uma viagem passando pela Holanda e Bélgica ( Antuérpia, Brugges e Bruxelas).

Como já sabíamos, não era uma prova pra forçar, até porque seria no final de uma viagem de férias, com rotina de alimentação e treinos não tão regradas, mesmo assim fomos pra nos divertir.
A "Maratona" começou cedo, dormimos de sábado para domingo em Brugges, acordamos as 5h da manhã, pegamos um trem pra Bruxelas e fomos pegar nosso número de Peito e chip. Por volta das 7h40 já estávamos com tudo em mãos, os organizadores da prova foram muito atenciosos conosco, como perdemos o timing pra nos inscrevermos pela internet, enviamos um e-mail pra eles e conseguimos fazer uma reserva antecipada e no dia mesmo ir retirar o kit!

Logo em seguida, fomos procurar um lugar pra tomar café da manhã, demoramos, mas encontramos um Hotel, tomamos um ótimo café da manhã e terminamos de nos preparar.


Fomos ao guarda volumes guardar nossas coisas e aí uma surpresa um tanto estranha, pelo menos pra nós Brasileiros.. Não existiam pessoas cuidando das bolsas, ou armários, nós simplesmente entrávamos em um galpão e deixávamos nossas mochilas em cima de cadeiras, estávamos com passaporte, carteira, Ipad, etc... Tentamos então perguntar para alguém se realmente deveríamos largar as coisas ali, não havia ninguém da organização que falasse inglês, que para uma prova internacional foi um pouco surpreendente, os 20km de Bruxelas tem mais de 40 mil inscritos... Depois de um bom tempo procurando alguém para nos informarmos que falassem inglês encontramos um casal de ingleses que confirmaram que teríamos de deixar as coisas ali mesmo, eles também acharam estranham mas falaram: ¨We are all runners, should be fine¨... E realmente foi tranquilo, ninguém mexeu nas nossas coisas!




Voltamos para o local da Largada que era lindíssimo por sinal; (como chegamos muito cedo e viajamos até lá os organizadores nos deram um número de peito com direito a entrada na primeira onda de largada) então lá fomos nós.

Os blocos foram divididos em 4 tempos: 1h30, 1h45, 2h00 e 2h15. Estávamos bem cansados, e nos perguntamos algumas vezes se deveríamos estar ali pois a semana havia sido exaustiva, eu havia esquecido meu Garmin e meu fone de ouvido, a única forma de monitorar o meu tempo durante a prova seria olhando no celular, que é a coisa que eu mais odeio na prova, sempre me atrapalho para tirar o aparelho do porta celular de braço, mas lá estávamos, afinal, como sempre acontece nos contagiamos muito pelo clima da prova, eu adoro a energia, acho que é por isso que cada dia gosto mais e mais desse esporte!




Eu e a Marcela não faríamos a prova juntos, ela queria ir bem tranquila,  e eu  apesar da longa semana queria fazer um tempo abaixo de 1:50, minha próxima meta e fazer uma meia sub 1:50, se conseguisse fazer os 20km nesse tempo estaria ótimo!

Largamos, logo após a largada já tivemos uma descida seguida de uma subida, ai percebi que não havíamos mesmo nos programado para prova, não checamos a altimetria da prova corretamente, o que é um grande erro! Tentei não olhar o celular o tempo todo para não me atrapalhar, como larguei no pelotão da frente estava indo no ritmo das pessoas que estavam junto comigo, não vi as placas de 1km e 2km apenas avistei a primeira placa no 3km junto com a primeira hidratação, resolvi checar o meu tempo então e estava com um pace de 4:49 nos primeiros 3km, decidi ir mais leve, não tinha ideia que estava rápido assim. Bom ai começou a batalha, tivemos 3 tuneis pela frente, e como todo túnel, você desce... e sobe... os tuneis eram longos e silenciosos, não gostei muito dessa parte da prova.

Passado essa parte da prova mais algumas subidas e descidas mas estava me sentindo bem, tomei o primeiro gel no 7km a hidratação estava ótima, praticamente a cada 3km havia um posto. Uma coisa que gostei muito dessa prova em Bruxelas, haviam muitas pessoas correndo com crianças com algum tipo de deficiência em cadeiras de roda, eu adoro isso, toda vez que passava por uma dessas pessoas eu batia palma e incentivava, acho isso maravilhoso, conseguia ver sorriso delas e que me motivava muito!

Passei os primeiros 10km um pouco cansado mas muito bem, no meio da prova tivemos distribuição de isotônicos, completei os primeiros 10km um pouco acima de 0:51, estava surpreso com o tempo, se conseguisse manter esse tempo conseguiria com calma fazer a prova abaixo de 1:50. E assim fui indo km a km até o 15km quando cruzei a plaquinha a 1:17, um pouco cansado mas tranquilíssimo para completar bem a prova - e ai começou meu pesadelo.

Comecei a sentir um pouco o pé e decidi abaixar um pouco o ritmo, o que de nada adiantou, tive uma câimbra terrível, de repente comecei a mal conseguir colocar o pé no chão e tive que parar, a dor estava insuportável! Encostei primeiramente em um casa, e comecei a me alongar e tentei seguir novamente, sem sucesso, corri/caminhei por mais uns 300 metros e parei novamente, a dor estava insuportável, tirei meu tênis e fiquei bem preocupado, meu pé estava duro, completamente travado, nessa segunda parada uma moça tentou falar comigo para me dar força, ela viu o estado do meu pé, infelizmente não conseguimos nos comunicar pois ela falava apenas em francês.

E assim fui nos quilômetros seguintes, andando pelos cantos da prova, vi o pacer de 1:45 passando por mim e que me deixou ainda mais frustrado, algumas crianças tentavam me apoiar, mas realmente não conseguia mais pisar. Quem corre sabe, provas um pouco mais longas, sempre terão momentos que a prova passa por locais ¨desertos¨, eu estava exatamente em uma dessas partes, pensei em desistir, mas não tinha, metro, ônibus, taxi, nada perto - a única saída era realmente continuar. e assim fui indo, fiz o 16km e 17km bem acima de 8 minutos (acredito que foram bem acima disso, já que o Nikerun para quando você esta parado, e eu alonguei muito!), rastejando pelo canto, queria me ver longe dali e a única forma seria correndo, não tinha como!

Próximo ao 18km, um corredor passou por mim e disse ¨COURAGE¨, é incrível como são essas coisas, ele me passou uma boa energia, parei mais uma vez tirei o tênis, alonguei levantei a cabeça e disse, vou acabar e vai ser correndo, e assim fui até o final, consegui encaixar um pace melhor,  medida e a posição certa para o pé e assim fui até o final, nesse momento mal olhava para os lados, já estava com o celular na mão, monitorando cada metro, cada quilometro, no 19km já era possível ver a praça de chegada distante, o que foi mais um gás para continuar, assim segui, metro a metro até o final.

Cruzei a linha de chegada, a dor era surreal, estava muito preocupado em estar seriamente lesionado, comecei a pensar o que poderia ser, quanto tempo ficaria sem treinar. Arrastei a perna até pegar a medalha, mais uma garrafa e as frutas, estava aliviado, frustrado pelo tempo mas ao mesmo tempo feliz e orgulhoso por ter concluído com todas as adversidades!

Não podia confiar no tempo do Nikerun, pois como disse acima o app pára quando você não está em movimento, o tempo oficial foi 1:56, fiquei triste quando recebi o certificado pois sabia que poderia ter ido melhor, mas pensei também: Porque eu corro? Eu corro para me divertir, para me superar, para me manter saudável, para conhecer gente bacana, sentir a energia nas provas e por ai vai, quero fazer tempos bons? Sim, sem dúvida, mas não será sempre que isso acontecerá, é importante tirar aprendizados de todas as coisas que passamos e essa prova me mostrou algumas coisas.

O que essa prova me mostrou:

Não adianta, pelo menos para mim, semana de prova tem que ser regrada, comendo certo, dormindo bem e principalmente, sem bebida - Estávamos com amigos vindo do Brasil, turistando, dormindo tarde, acordando cedo, para mim, pelo menos, não tem como, semana de prova, a semana é da prova!

Altimetria: Não me preparei para todas as subidas e descidas de Bruxelas, eu e muita gente, essa foi sem duvida a prova que mais vi gente passando mal, vi muita ambulância, muita gente parando, não sei se o motivo foram as subidas, mas essa prova é dura!

Foi a segunda vez que estive em Bruxelas, essa prova me mostrou uma coisa que aprendi depois que comecei a correr provas longas - Quer conhecer bem um lugar? Vá conhecer correndo! Não falei muito das paisagens, eu conheci uma nova Bruxelas durante essa prova, um lugar lindo com muitas coisas bonitas para se ver, da primeira vez que estive lá, tinha achado um lugar chatíssimo e sem graça, dessa vez minha experiência foi muito diferente! Hoje, toda vez que viajo eu vou correr, não apenas para manter o treino, mas para conhecer aquele lugar que passarei alguns poucos dias e que possivelmente não voltarei mais, recomendo a corrida para isso sem duvida! E em relação a os 20km de Bruxelas, é uma prova dura, subidas descidas, piso irregular em alguns momentos, se eu recomendo? Sim, é uma prova bonita, boa hidratação, organizada (com exceção das poucas pessoas que falam inglês). É uma prova imperdível? Não, não é, não me deslocaria novamente para ela.

Bom, voltando... Voltamos ao ¨guarda-volumes¨ e tudo estava realmente lá, intacto como havíamos deixado, pegamos nossas coisas e fomos para o metro, arrastando a perna a assim fomos até o hotel, quando tirei meu tênis, eu, Marcela e nossos amigos que haviam acabado de chegar a Bruxelas ficamos assustados, o pé tinha uma bola dura, saímos para comer e eu arrastando a perna, mas por sorte não era nada mais sério, 2 dias e praticamente não tinha mais dor.

Não treinei essa semana toda, hoje fiz um treino leve de 12km e não senti absolutamente nada, fiquei muito feliz que não me lesionei mais gravemente, agora é continuar meu treinamento pois temos uma meia no fim de junho e lá quero ser sub 1:50!



Grande Abraço,"

Renan
@renanrosa

Correndo na Europa
@correndonaeuropa
#correndonaeuropa



 

2 comentários:

  1. Parabéns Renan e Ma, texto muito legal. E fiquei contente que passado 2 dias a dor sumiu. beijos pro casal.

    ResponderExcluir
  2. Você foi guerreiro Renan!! Dias e provas melhores virao!!!

    ResponderExcluir