domingo, 22 de junho de 2014

Correndo em Lisboa

Quem acompanha o Instagram @correndonaeuropa há algum tempo deve ter visto que na metade de Abril fomos a Portugal de férias e ficamos lá por uma semana.

Quando fiz um post dizendo que estava indo pra lá, um seguidor chamado Joel (@joelysandra) me escreveu dizendo que ele poderia nos levar para um treino de corrida pela cidade! Adoramos a ideia e no nosso segundo dia em Lisboa, depois de caminharmos muito pela cidade, nos encontramos com o Joel no Parque das Nações em Lisboa. O Lugar é delicioso, fica em uma parte relativamente nova da cidade, com a arquitetura mais moderna e perto do Rio Tejo, muito agradável! É super fácil chegar nesse parque, é só descer na estação Oriente do Metrô na linha vermelha.

Conhecemos pessoalmente o Joel que correu por 10km conosco na beira do Rio nos explicando tudo, mostrando cada detalhe ali na região, os prédios, lojas, a lindíssima Ponte Vasco da Gama e por aí vai...correr ali é muito gostoso, o percurso é bonito, arborizado e todo plano (uma raridade em Lisboa, a cidade é cheia de subidas e descidas, só se pode correr em áreas planas na beira do Rio).
Ele foi um excelente anfitrião, depois do "Treino-tour" ele ainda nos falou sobre todos os treinos que iriam acontecer nos próximos dias em Lisboa para podermos escolher algum outro pra irmos ao longo da semana. E tinha opção de treino em grupo todos os dias nos mais diversos lugares. Assim como no Brasil, em Portugal, a corrida é uma verdadeira febre e o que é muito bacana é ver gente se juntando pra treinar por todo o lado. É só criar um evento no Facebook, pensar em um percurso e uma quilometragem, chamar os amigos e pronto! A festa tá feita! Esse clima é uma delícia!





E então decidimos fazer um outro treino por lá no sábado, o Joel não pôde ir, mas nos recomendou o treino e nos passou o contato do João Campos @professorpixel que é o criador desse projeto incrível do qual nos pudemos participar  por um dia!

O projeto se chama Corredor do Bus, a ideia é toda a semana correr um percurso diferente por Lisboa, cada semana seguindo o caminho que alguma linha de ônibus faz pela cidade. Nós fomos, corremos por 7km com muito sobe e desce, mas em uma energia incrível! Éramos cerca de 20 corredores, de várias idades, com paces diferentes, mas conseguimos nos unir e treinar juntos!!! Foi realmente incrível. Depois desses 7km o João ainda nos levou pra conhecer um Miradouro com uma vista maravilhosa da cidade! O Miradouro da Senhora do Monte. Foram mais 5 km de muita subida e com muitoossss degraus!!! Mas no final a vista lá de cima compensa todo o esforço.
Enfim, correr em Portugal é uma experiência deliciosa...há muitas opções e além de tudo fomos muito bem recebidos!






Como eu me apaixonei pelo treino que fizemos no Projeto do Corredor do Bus decidi enviar algumas perguntas pro João Campos nos responder com todos os detalhes sobre os treinos. Quem for a Portugal não pode perder!
Desde já agradeço ao João por nos receber tão bem e pelas informações!

Abaixo as respostas dele:

Correndo na Europa: Como funciona o corredor do bus? Com qual Frequência acontece?
João: O corredor do BUS visa percorrer todas as rotas de todos os percursos de transportes públicos do Mundo. O condutor (eu) faz o levantamento da rota, marca o dia e a hora e guia os passageiros (participantes) no percurso desse dia. Até agora tem acontecido semanalmente mas, não há um calendário muito rígido. Ah, claro, isto tudo grátis.
Correndo na Europa: Quem pode participar?
João: Todas as pessoas que estejam em boa forma física, e que consigam correr 10km em cerca de 1h15 estão em condições de participar, exceto se os percursos forem mais longos, até, terão de estar preparadas para correr essa distância, com base na regra anterior dos 10km em 1h15.

Correndo na Europa: Como surgiu a ideia do Projeto?
João: A ideia do projeto surgiu, em parte para variar os percursos habituais de treino. Eu sou de Lisboa e moro em Lisboa. A maioria dos treinos urbanos por aqui decorrem à beira Tejo o que é bom algumas vezes mas ao final de algum tempo torna-se entediante. Como Lisboa é a cidade das sete colinas, para fazer treinos em subidas é ótima, porque não aproveitar os itinerários já existentes para fazer isso então?

Correndo na Europa: Qual o principal objetivo do projeto?
João: Na realidade, os objetivos são três. Através da descrição do percurso de um ponto de vista pessoal e na primeira pessoa, pretende impulsionar-se os cidadãos a utilizarem a rede de transportes públicos da sua cidade ou região, bem como promover hábitos de vida saudáveis, dando a conhecer em simultâneo partes da cidade e da rede desconhecidas ou esquecidas, quer a nível de acessibilidades, quer a nível histórico, cultural e social.
 
 Correndo na Europa: Como alguém que vai a Lisboa pode entrar em contato com você para participar?

João: É muito fácil, basta ir a www.corredordobus.com ou ao Facebook (https://www.facebook.com/corredordobus). Aí encontra sempre o calendário das próximas carreiras. Depois, é ver o dia e a hora ou, no website, ir ao separador Contatos (http://www.corredordobus.com/contactos/) e enviar uma mensagem. O projeto visa atingir todas as carreiras de todos os operadores do Mundo, portanto, nunca se sabe onde vamos circular.
 Fico à espera da vossa visita, até breve!








Fica a dica! Correr em Lisboa vale muito a pena!

Correndo na Europa
#correndonaeuropa
@correndonaeuropa

Um comentário: