quinta-feira, 10 de abril de 2014

Correndo na Europa e no Brasil! - Por SIMONE WESTERDUIM

O post de hoje é um pouco diferente! Não é pra falar de nenhuma corrida na Europa, mas sim pra contar a experiência que a nossa colunista querida, Simone, teve durante suas férias correndo no Brasil.
O post dela conta um pouco das diferenças entre correr aqui na Europa e correr por lá e ela fala um pouco sobre a impressão que ele teve sobre como a corrida está dominando cada vez mais a vida dos Brazucas, coisa que alguns anos atrás não era assim tão forte!
Vale a pena ler!
Aproveito pra deixar aqui o meu desejo de BOA SORTE pra Si que Domingo vai correr a sua primeira Maratona em Rotterdam!
Si, vai lá e arrasa!!!!!!! :)

"Eu comecei a correr na Europa há pouco mais de 2 anos.
Já contei aqui que fui diagnosticada com diabetes, era obesa, sendetária, tinha pressão alta... tudo isso aos 27 anos, eu era uma bomba relógio.
Foi um médico holandês que meu deu um chute na bunda que literalmente me jogou no mundo das corridas. Nesses últimos dois anos toda vez que vou ao Brasil de férias aproveito para treinar e manter o ritmo já para iniciar a temporada na Europa.

Não vou dizer que é fácil correr em São Paulo. É calçada esburacada, carros, lixo, gente apressada logo pela manhã. Eu sempre vou  ao Brasil no verão, escapando do fim do inverno europeu e correr no verão brasileiro só acordando bem cedinho (confesso que entre correr no frio ou no calor do Senegal que fazia no Brasil eu lido melhor com meus miolos derretendo do que abaixo de 0C congelando meus pulmões). Voltando ao assunto, não é fácil encontrar um lugal legal pra correr. Ano passado eu treinei em uma ladeira, dava medo só de olhar. A primeira vez que eu tentei subi-la, senti as pernas queimarem, falta de ar... achei que ia ter um treco. No outro dia lá estava eu novamente subindo a ladeira, dessa vez 2x. Fiz isso pelas 3 semanas que fiquei no Brasil. Na ultima semana eu já subia e descia a ladeira 12x e voltei pra Holanda com um condicionamento incrivél. No início das férias eu corria entre 14-18k. Voltei correndo distâncias entre 30k e 33k. Eu super recomendo treino com inclinação para melhorar o condicionamento em um curto periodo de tempo. Um dia venho contar melhor sobre isso.
Esse ano treinei menos. Fui visitar a familia em outros estados, meus pais planejaram várias atividades e eu conseguia no máximo correr umas 3x por semana mas dessa vez eu consegui fazer algo que queria muito: conhecer as #instafriends corredoras e várias outras pessoas que a internet colocou na minha vida. Pessoas incrivéis que enchem meu dia de energia, mesmo na escuridão do inverno por aqui, quando dá aquela preguiça de treinar #tamojuntas na irmandade que é a corrida nas nossas vidas.
A primeira corrida que tive o prazer de participar foi o anivérsario de 1 ano blog das http://divasquecorrem.com. Eu ainda lembro no ano passado quando eu e a Ana Krueger estavamos na Meia de Amsterdam e vimos algumas meninas com a camiseta do Divas. Eu não tinha idéia do que era, cheguei em casa e fui "googlar" e não parei mais de seguir. Foi um prazer conhecer a Giselli Souza e participar da festa animada das divas. A corrida foi na USP bem cedinho. Na hora da largada caiu uma chuva enorme, divamos na chuva mesmo. Deveriam ser 10k, encurtamos pra 8k. Tudo super organizado, camisetas, bolo, docinhos, drinks, sorteios... Desejo muito sucesso  nesse projeto lindo da Giselli e espero encontra-la novamente por ai correndo pelo mundo.



 
O segundo evento que participei dá até um arrepio em falar. Nem acreditei quando estava para viajar e vi no http://blogdadebs.com.br sobre a "Corra pela vida e fui logo me inscrevendo. O próposito era valorizar a autoestima feminina. Além da Debs, a Paula Narvaez do http://correpaula.com e a Gabi Mansur também participaram da iniciativa que fazia parte da comemoração do Dia Internacional da Mulher encorajando mulheres a denunciar atos de violência doméstica, respeito as diferenças e a e a luta contra o cancêr de mama.  Fui com meu pai (que aliás merece um agradecimento do fundo do coração. Acordou as 4 da manhã nos finais de semana pra me levar nos eventos, segurou bolsas, torceu, tirou fotos de todo mundo e me apresentou já como maratonista quando eu ainda nem corri a minha primeira corrida LOL).




Acho que todo mundo sabe que a Debs é uma das maiores inspirações pra nós aqui do Correndo na Europa. Quando eu cheguei a USP no sábado cedinho e vi a Debs saindo do carro, literalmente sai correndo e dei um pulo no pescoço dela. E não é que ela me reconheceu? <3 Ai foi tietagem mesmo, tirei foto, abracei novamente. Que emoção!



Depois foi um encontrão histórico. Conheci muita gente e o mais impressionante foi ser reconhecida também. Muitos vieram até mim pra contar que me segue no instagram, que faz as minhas receitas, que torcem pelas minha corridas. Só tenho a agradecer todos os abraços de pessoas desconhecidas que de alguma forma torcem e compartilham a nossa paixão pela corrida mesmo de longe. Eu não imaginava tudo isso.
Fui um prazer ajudar a organizar as filas, distribuir senha dos kits e da premiação. Encontrei a Ana Krueger também no Brasil, muita fofurice com a Thá Chanoft e a Camila Viera, pra não citar todas as outras meninas do #cmteam e a Cuca Martins do Projeto Mestre Cuca que é ainda mais linda pessoalmente. Me desculpem não citar o nome de todo mundo, mas as fotos mostram um pouco da vibe gostosa que foi o #correrpelavida. A corrida teve sorteio do brindes, brincadeiras, discurso, lágrimas e deixou a certeza de que todas nós somos iguais, merecemos respeito e vamos chegar a onde queremos (correndo!)


 



Tentei também participar da WRun, mas estava tão cansada da sequência de andar o dia todo, correr e fuso horário que acabei perdendo a hora. Fiquei triste porque era dia de conhecer as #pinkcheecks. Vai ficar pra próxima, no ano que vem me organizo melhor.
O legal foi ver que a corrida está com tudo no Brasil, acho que até mais representada do que aqui na Europa. Que mesmo com a dificuldade de lugares pra treinar, segurança, alto preço das taxas de inscrição, as meninas não desistem de treinar.
Agora é lidar com o frio na barriga da primeira maratona. Rotterdam esse final de semana! "

Simone Westerduim
@scwesterduim

Correndo na Europa
@correndonaeuropa
#correndonaeuropa

2 comentários:

  1. Que legal. Sou fã da Simone e acho ela uma inspiração em pessoa. Parabens querida! Muito sucesso na vida! bjs

    ResponderExcluir