domingo, 13 de abril de 2014

Stramilano - Meia Maratona de Milão - Por Felipe Hissa Coelho


O Post de hoje foi feito pelo Felipe Hissa Coelho @drfelipehissacoelho. Ele treina com a mesma Assessoria que eu e consigo acompanhar os treinamentos árduos dele pelo Instagram. Ele está se preparando para correr a Maratona de Berlim em Setembro, mas veio passear um pouco pela Itália em Março e correu a Stramilano - Meia Maratona da cidade de Milão. Ele conta agora como foi a experiência dele e fala dos pontos positivos e negativos da prova!


"Meia Maratona de Milão (Stramilano Half Marathon 23/03/14)
A Stramilano é um dos eventos de corrida mais tradicionais na cidade de Milão,  com 03 tipos de provas diferentes:  os 10Km que participam aproximadamente 50 mil pessoas, é sem limite de tempo, no entanto, não possui cronometragem oficial,  os 5km infantil e a Stramilano Agonista Internacional (Meia Maratona Internacional). O evento é levado bastante a sério pela população de Milão, tanto que  promove treinos aos domingos que antecedem a prova. Antigamente só era permitida a inscrição na meia maratona de corredores filiados a federação internacional ou Italiana de Atletismo, ou seja, apenas atletas que treinavam em equipes podiam correr. Atualmente permite-se inscrição de atletas sem filiação desde que façam um seguro saúde (7 euros na inscrição), e levem atestado médico.
Chegamos na Sexta feira por volta das 16:00 em Milão, vindo de Recife em uma viagem que durou mais de 24 horas. Inicialmente iria correr a maratona de Roma que foi realizada no mesmo dia, no entanto, junto com minha assessoria, decidimos por realizar no 1 semestre apenas meias para ganhar velocidade e correr a maratona de Berlim em Setembro com força total.
Retirada do Kit:
Fui direto ao Centro Stramilano, pegar meu Kit. Um Galpão tímido, porém bem localizado, ao lado da Piazza Duomo de Milão. Talvez um dos pontos negativos da prova é a ausência de expositores, de Esportes. Apenas o Patrocindor  principal com um pequeno local de venda e avaliação de tipo de pisada em que tudo era vendido com 20% de desconto em relação a loja, no entanto eram poucas opções. Os outros expositores eram alguns alimentos e produtos de beleza.
 Não tinha fila para pegar o Kit.  Ao chegar no Local percebi que era uma prova bem local, com poucas pessoas de outros países. ( ao todo foram 7 Brasileiros apenas). Tive um problema na hora de retirar meu kit pois não havia pago meu seguro de 7 euros e voluntário não sabia falar inglês,  muito menos eu Italiano. Tão logo conseguimos um voluntário bilíngue, tudo foi esclarecido e paguei o seguro lá mesmo. O Kit constava de um Número de Peito, com o Chip fixado nele, uma camisa da prova, orientações da largada, 2 adesivos com numero do atleta para colocar na bolsa caso fosse utilizado o guarda volume isotônico e um queijo miniatura do patrocinador.

Dia da Prova:
A Largada acontece em um horário atípico, as 11 da manhã, talvez para não coincidir com a prova de 10km. A temperatura estava próxima a 8-10 graus, no entanto, o começo da prova estava um pouco chuvoso o que me fez sofrer desde que sai do meu hotel localizado a 2km do local de largada e fui andando pelas ruas apesar de estar usando o Manguito que havia comprado na véspera para me proteger e o gorro. Um Erro testar qualquer coisa no dia da prova, no entanto, foi a primeira vez que necessitei utilizar algo a mais que camiseta e Short para proteger-me do frio.  O Fato é me arrependi de não ter ido de casaco ou levado um saco de lixo do Brasil para me proteger. 

 


A Largada é feita por ondas de acordo com o tempo previsto para terminar a prova, informado no ato da na inscrição. Inicialmente, estava em um bloco mais atrás, no entanto, após a última meia que fiz, meu tempo melhorou e solicitei por e-mail a mudança e fui para o bloco entre 1:30’ e 1:40’. A Largada ocorreu pontualmente e embora não houvesse fiscalização, observei que os corredores respeitaram suas ondas. A prova conta com Pacers, para alguns tempos, dentre eles 1:30’ e 1h:40’.O pacer de 1h:30 estava no bloco minha frente, portanto, o sonho que tinha de acompanhar esse “coelho” foi logo desfeito.



 
  Achei apenas os 2 primeiros Km muito tumultuados e presenciei a queda de 2 atletas, mas nada que atrapalhasse muito a minha programação de fazer os 2 primeiros km no Pace de 4:50. O Restante do percurso, não há problema e é possível correr com tranquilidade pelas ruas principais de Milano em um percurso plano e muito bonito.  Os Pontos de Hidratação são a cada 5Km, e achei apenas o primeiro muito pequeno para a quantidade de gente, de modo que me atrapalhei e passei direto pensando em pegar água apenas na última mesa, o que não foi possível. Por sinal, para quem reclama de tomar água de copinho aberto, essa prova é perfeita, pois a água é fornecida em garrafinhas de 500ml já abertas.
Com objetivo de terminar a meia maratona em 1:40´:15”, fiz os 5K iniciais em 23´:20”, um minuto mais rápido do que minha estratégia inicial. Senti confiança e achei que era hora de acelerar mais e ver o que podia garimpar nessa prova. Já havia retirado o manguito e o gorro, pois já estava sentindo calor. Consegui passar nos 10Km em 45’:34” batendo meu recorde pessoal em 10Km (Anterior era 49:34).
A Partir do 10km comecei a me sentir progressivamente muito cansado e não conseguia mais desenvolver com facilidade a velocidade da primeira metade da prova, bateu um mal estar e fadiga, fui perdendo um pouco de velocidade e cruzei 15km em 1h:08’15”.

 


Fiquei tranquilo em reduzir um pouco para garantir terminar a prova pois já estava 4 minutos de folga em relação ao planejado. Desse modo fui tentando reduzir o mínimo possível, foram 6km sofridos,  mas consegui. Não teve Sprint final pois meu limite já havia sido alcançado.




 O Bacana dessa prova é terminar dentro de uma pista de Atletismo os metros finais, e quando estamos perto de entrar na Arena, muita gente estimulando você.  Desse modo cruzei a chegada em 1h:35’52” extremamente cansado mas com dever cumprido e novo Recorde Pessoal alcançado. A Medalha achei muito simples para uma meia maratona, mas não menos importante para mim.  No final frutas água e Gatorade, a vontade.  



 


372 - COELHO FELIPE
   MPR
 
 
Distanza
Pos.
Pos. M/F
Pos. Cat.
Tempo
Parziale
min/Km
5° km
5000
1365
1296
212
00:23:20
4.40
10° km
10000
1267
1206
204
00:45:34
00:22:13
4.33
15° km
15000
1164
1112
194
01:08:15
00:22:40
4.33
Arrivo
21097
1106
1058
190
01:35:52
00:27:37
4.32

Pontos Positivos:  Organização , temperatura ideal, largada por ondas e percurso plano. Inscrição com preço justo (aproximadamente 22 euros)

Pontos Negativos: Centro da Stramilano sem expositores e os primeiros Km de prova um pouco tumultuados, mas nada que atrapalhe.
Conclusão: Excelente opção de  prova para quem quer bater tempo e não gosta da badalação das grandes meias espalhadas pelo mundo. "


Felipe Hissa Coelho
@drfelipehissacoelho

Correndo na Europa
@correndonaeuropa
#correndonaeuropa

Nenhum comentário:

Postar um comentário