terça-feira, 8 de abril de 2014

O GRANDE DIA - A MARATONA DE PARIS

Quem me conhece faz tempo sabe que muitas vezes no passado eu dizia: "Eu nunca correria uma Maratona, acho uma loucura! Não passo dos 21 km!"

E como o mundo realmente dá muita volta e a gente muda muito hoje eu estou aqui escrevendo pra contar que desde o último domingo (06/04/2014) eu me tornei MARATONISTA!

Desde o ano passado quando fiz duas Meias Maratonas seguidas ( Rio de Janeiro e Golden 4 -SP) e senti muita evolução de uma pra outra comecei a perceber que eu tinha potencial pra evoluir e decidi fazer uma Maratona pra poder dizer : Sim, um dia já corri 42,195 km! Na mesma época já tínhamos tomado a decisão de vir morar na Europa e como Paris na minha opinião é a cidade mais linda do mundo, não foi difícil decidir qual seria a corrida!!

Antes de vir pra Alemanha conversei muito sério com o treinador sobre a decisão e começaram os treinos.  Ainda no segundo semestre de 2013 os treinos eram constantes, mas muito mais leves e não tão longos, até dezembro a maior distância que corri foram 18km, passei boa parte do tempo ainda focando em baixar um pouco o pace pra que o tempo da Maratona não fosse tão alto e acabasse me desgastando mais.
Mas a partir de Janeiro a coisa ficou MUITO séria e eu também coloquei na minha cabeça que tinha 3 meses pra fazer a coisa bem feita, me dedicar e atingir a minha meta! Tudo se encaixou: Dieta, treinos de Musculação, funcional e muuuuuitos quilômetros corridos.
A cada final de semana eu melhorava o pace e atingia uma nova distância : 24...26...30 km!!! Sim, foi o máximo que treinei e foi o que me deixou mais ansiosa antes da prova: Ok eu só corri 30km e vou chegar lá no dia e fazer 42km, como? Será que dá? Vai doer? E por aí vai...

Mas vamos ao que interessa...

Sexta feira dia 04, por volta das 20h30 da noite embarcamos para Paris, somando trajeto de voo mais trem e metrô acabamos chegando no hotel as 00h, mas não resistimos e fomos dar um Oi para a Torre Eiffel pra começar bem o fim de semana. Acabei indo dormir um pouco tarde e as 6h30 já estava acordada.


Logo saímos para a Breakfast Run, uma provinha de 5km que a organização da Maratona prepara no sábado para que os corredores façam um trote leve Pré Prova e as famílias e amigos possam participar também! Pagamos 5 Euros e ganhamos uma camiseta e uma bandeira do nosso País.
Largamos na Avenue Foch onde foi a chegada da Maratona e chegamos perto da Torre Eiffel, foi mais uma brincadeira do que uma corrida, mas super animada, gente do mundo todo, num clima ótimo!
O marido também correu e lá conhecemos alguns Brasileiros muitoooo queridos que também correriam a prova no dia seguinte.



 
 



Terminada a Breakfast Run fomos para a Expo pegar meu Número de Peito e Chip. A feira aconteceu no Parc de Expositions de Paris perto da estação Port de Versailles e era Gigante!!
Stands de muitas marcas esportivas, organizações de outras maratonas...um verdadeiro paraíso!!! Deu vontade de comprar tudo, mas na realidade estava tudo bem caro, os preços de tudo comparado com o que costumamos encontrar aqui na Alemanha estavam mais altos.








Depois disso turistamos um pouco pela cidade, mas sem abusar das minhas pernocas para elas não sofrerem mais do que o necessário no dia seguinte.
Carbo Load feito em um jantar muito gostoso perto do hotel e hora de descansar e mentalizar uma linda prova. Só de lembrar do momento em que me deitei pra dormir e pensei: é amanhã, a minha barriga gela de novo!
Mas como não costumo ter problemas com o sono dormi a noite toda e acordei com o despertador!
SIM, chegou o grande dia e eu custei a acreditar nisso, na verdade parecia um sonho...aí começa o ritual: Roupa, vaselina, gel nos bolsos, balinhas, Garmin ...café da manhã ( que sacrifício tomar café da manhã....depois de tanto carboidrato nos últimos dias e com a ansiedade no nível máximo foi duro fazer descer mais Pão com Geléia).



E depois de tudo isso partimos pra Champs Elyseés ( Eu e meu Marido/Companheiro/STAFF rss e a querida @farobs e seu Marido/STAFF também) onde seria a largada, já no metrô começamos a entrar no clima...estava completamente cheio de corredores!!!




E foi só sair da estação do metrô pra dar de cara com um mar colorido de gente! Naquela Avenida maravilhosa com um céu azul lindo...tinha como ser melhor?
Fui encontrar o pessoal da Assessoria no ponto de encontro que havíamos marcado e lá, por conta do Instagram acabei conhecendo algumas pessoas muito legais que ainda não conhecia pessoalmente. Uma delas foi a @gramoeller , uma querida!!! Ela estava lá pra fazer Paris pela terceira vez e por sorte estava no mesmo bloco que eu para a largada, então depois de um tempo fomos pra lá juntas.




A separação dos blocos por pace para a largada estava muito bem feita e controlada. Entramos na nossa baia, hora de me despedir do marido..olho encheu de água, mas segurei e fui.
Ficamos pelo menos uma hora ali aguardando a largada e eu falando mais que a boca...pobre Graci...acho que ela pensou que eu era doida...mas acho que a euforia e o nervoso me fizeram falar, falar e falar rss...Assim eu não fiquei pensando muito no que estava pra acontecer, porque nos poucos momentos em que fiz isso a barriga inteira gelava...
Nosso bloco começou a caminhar e sim....foi dada a largada.....A Champs Elyseés era toda nossa naquele dia ensolarado e lindo! Depois de algumas poucas passadas escuto alguém gritar meu nome e era o Renan...olhei pra ele e gritei um TE AMO gigante e fui...parece que aquilo foi o empurrão final que eu precisava!
Depois de tanto esforço agora era a hora de administrar tudo junto ao mesmo tempo e não pirar! Olho no Pace pra não forçar demais logo de cara, passada acertada, lembrar dos pontos de hidratação e reposição de energia com todos os géis.
Descemos a Avenida toda, passamos pela Place de la Concorde, Rue de Rivoli, tudo incrível, cheio de gente na Rua torcendo e gritando Allez! Allez! As crianças esperando nós passarmos e batermos nas suas mãos...famílias inteiras com cartazes esperando pra ver seus familiares e darem apoio. Primeiros quilômetros deliciosos, pace encaixado...passamos pelo primeiro ponto de hidratação e aí mais um ponto positivo para a prova: A água era entregue em garrafinhas, o que facilita muito a vida do atleta! A cada ponto eu pegava duas garrafinhas, bebia um pouco de uma na hora e deixava a outra pra tomar com o Gel.
A cada 4 ou 5 km a gente passava por bandas de vários tipos...tinha de tudo: gente tocando música Africana, Samba, banda de Rock ...além de milhares de pessoas fantasiadas ...a prova é definitivamente super animada! Tem torcida quase o tempo todo e muita música!!!


No Sétimo quilômetro tomei meu primeiro gel e logo em seguida demos de cara com uma bela subidinha (eu odeioooo subidas), mas encarei até que tranquila, concentrei e passei...Num piscar de olhos estávamos no décimo quilômetro e aí começam a vir aquelas coisas na cabeça: E agora? eu só fiz 10km ainda tem mais 32, eu sou louca, né?! Mas aí eu olhava aquela paisagem incrível e esquecia essas bobagens.
Lá pelo 15o. Km estávamos correndo dentro do Bois de Vincennes que é um Parque da cidade que tem trechos lindos com flores e um lago, mas que depois fica bem chato, só com árvores e mais nada...e não sei porque, mas nessa hora muita gente começou a parar...andar ...alongar e eu também senti minhas pernas pesarem, meu pace deu uma caída, fiquei um pouco aborrecida, mas logo passou e eu segui...
É impressionante como ao longo de uma prova como essa você sente de tudo, pensa de tudo...melhora, depois piora...melhora de novo e por aí vai...E por mais que o percurso seja lindo parece que você está lá e ao mesmo tempo não está...a cabeça fica a mil o tempo todo.
A cada 5km também passávamos nos marcadores de tempo e eles me motivavam muito porque toda vez que eu passava por eles pensava: "Agora o aplicativo da corrida vai ser atualizado e todo mundo vai saber onde eu estou!"


Cruzamos a marca de meia maratona e aí começou pra mim a parte mais bonita do percurso, corremos um bom tempo ao lado do Rio Sena, passando por baixo de pontes que estavam cheias de gente em cima torcendo, gritando e vibrando!! Entramos em um túnel que me arrepiou e me deu um gás absurdo...tinha música alta tocando lá dentro, luzes piscando, todo mundo gritando....passei por ali arrepiada e gritando!!!
E aí passamos dos tão temidos 30 quilômetros, e continuei fazendo o que fiz a prova toda: quebrando em partes e me "enganando"....Quando estava nos 30 fiquei torcendo pra chegar nos 32km onde tomaria meu próximo Gel, depois nos 35 onde o treinador estaria com Coca Cola pra ajudar a dar um gás...e realmente essa Coca Cola deu um gás, depois do Km 35 meu pace deu uma melhorada ( mesmo assim eu já estava tentando não me preocupar mais com isso porque desde o KM15 o pace caiu e se eu fosse me importar muito acho que isso poderia prejudicar minha prova).
E a partir do 35 é impressionante como o clima da prova muda um pouco...quando não estávamos passando por um lugar cheio de gente ou com bandas era um silêncio absurdo, só se ouvia a passada das pessoas, porque a essa altura sem muita concentração é muito difícil continuar!
A gente não pode se deixar levar pelo que vemos em volta...gente quebrando, mancando, com cãibra e por aí vai..
Nessa fase eu só me lembro de estar correndo e quebrando a prova em pedaços e dizendo pra mim mesma: Se eu andar agora eu não vou mais conseguir correr, parar não é uma opção...tem muita gente torcendo por mim, me esperando, eu sou F........! e vou terminar isso aqui....e assim fui! Mas confesso que tive momentos com vontade de chorar de desespero: "Isso aqui não vai acabar nunca??"
Lembro que meu Garmin estava virando os Quilômetros cerca de 600 metros antes das placas oficiais da prova e no final isso estava me tirando do sério...então também parei de olhar pra ele!
 
E aí finalmente passamos pela placa do Quilômetro 40 e eu pensei: Tá feito! Falta muito pouco agora, bora curtir! Mas claro que pra fechar com chave de ouro veio uma bela subidinha no 41! rs...mesmo assim nessa hora já nem importava mais se era plano..subida...descida...o piloto automático estava ligado e tinha taaaaanta gente em volta gritando, aplaudindo torcendo.....
Passamos pela placa do Quilômetro 42 e aí eu apertei o passo, abri um sorriso enorme, comecei a chorar e quando cruzei a linha de chegada eu só consegui gritar....GRITEI! GRITEI! GRITEI tanto que uma mulher que chegou junto comigo me olhou e me abraçou e nós nos cumprimentamos!!! Tem coisa mais linda e emocionante do que isso???
E aí nesse mesmo minuto todo o desespero, vontade de chorar, de parar, de nunca mais inventar essa loucura, passa e dá lugar pra uma euforia incrível!!!
Medalha na mão, camiseta de finisher, dor sim...muita dor...mas dor que já passou e a Glória, a Euforia e a sensação de Vitória estão aqui até agora e vão ficar pra sempre!





E agora o que ficou além de tudo isso é uma saudade gigante desse dia, dessa experiência e a vontade de planejar a próxima.
Se alguém te disser que correr uma Maratona é fácil não acredite! Mas se te disserem que todo o sofrimento vale a pena é a mais pura verdade! Hoje sei que sou capaz de muito mais do que imaginava e isso é ensinamento que fica pra todos os aspectos da vida...não apenas pra corrida.








Marcela Parise
Correndo na Europa
#correndonaeuropa
@correndonaeuropa






5 comentários:

  1. Me emocionei a cada linha. Parabéns Má, que venham muitas e muitas maratonas pra você.

    beijao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns!!! Eu estava lá para acompanhar e.torcer.pela Mariana Correa, da mesma assessoria que você! Acompanhei de longe a preparação dela! Ela que me influenciou a começar a correr, antes mesmo dela passar dos 10km! Eu dizia.que não queria passar dos 10km... Mas Paris me deixou com vontade de long distance! Vou começar a me preparar e assumi o desafio de correr uma maratona ano que vem! Fique super vidrado no seu post! Imaginei como deve ter sido tenso! Ano que vem sou eu passando por isso! Vou acompanhar aqui e no Instagram (sou o @caldasvemca) para receber doses de motivação hehe. Parabéns mais uma vez! :D abs

      Excluir
  2. Marcela, muitos parabéns pela maratona e muito obrigada pela partilha dessa experiência. Tão bem escrita que está, que me senti um pouco como se tivesse vivendo sua prova. Um beijo e continua!

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcela,eu lia da instagram.(a ultrarunner lia).Seu relato é maravilhoso e parabens mais uma vez...Queria saber da altimetria da maratona de paris.Nao consigo achar na internet.Vc pode passar pra mim do seu garmin? Ate rimou.kkkkk
    email liacavalcanti@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Lagrimei! :-) Que lindo ler a sua emoção em palavras! Depois que corri minha 1/2 maratona a minha admiração por maratonistas aumentou ainda mais! Ainda estou na fase em que não acredito que seja capaz de correr uma maratona...mas daqui a pouco o corpo e a mente começam a pedir um sonho maior e quem sabe um dia não é o meu relato de como foi correr uma maratona!

    Beijos

    ResponderExcluir